guia harmonização de cervejas
Gastronomia

Guia Rápido e Sem Frescuras para Harmonização de Cervejas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Esse post é  pra você que quer saber um pouquinho mais sobre como harmonizar cervejas e seus diferentes estilos! Lembrando sempre que aqui nada é regra, tudo pode ser adaptado ao seu paladar e preferência, ok?!

harmonizacao de cervejas

De forma prática e bem objetiva vou te dar algumas dicas básicas  para não errar:

  • Vou servir saladas de folhas, petiscos não muito condimentados , queijos claros ou mesmo uma pizza de Marguerita , qual cerveja combina mais??

Geralmente cervejas mais leves e de coloração mais clarinha que são as: Pilsen, Weiss, Helles e todas as Lager (American Lager, Extra Lager, Especial Lager…).São Cervejas de entrada, que em sua maioria tem teor alcoólico  mais baixo.

  • Prato principal: carnes mais gordurosas, condimentada , queijos mais amarelos e de sabor mais intenso combinam com as tradicionais IPAs, e todos os estilos  de Alle ( American Pale Ale, Belgian Pale Ale, Índia Pale Ale e por aí vai…). São cervejas com alta concentração de lúpulo, que trazem mais amargor a bebida, possuem teor alcoólico  mais elevado  e quase sempre são responsáveis por limpar o  paladar para receber pratos mais fortes e condimentados .

Carnes de porco, sobremesas a base de chocolate, sorvetes, frutas em calda ou seja sobremesas que finalizam as  refeições pedem cervejas mais encorpadas, com sabor predominante do malte ( que pode ser torrado ou tostado) , as Stout , Porter, Berline Wine são  sempre as mais indicadas.

São cervejas mais densas, complexas e de coloração bem escura e teor alcoólico  bem mais elevado, enfim são cervejas para finalizar a sua harmonização!

harmonização de cervejas

Hoje o post é bem curtinho e prático, se quiser saber mais detalhes sobre harmonização de cervejas falei nesse post aqui.

Espero que tenha te ajudado na escolha de sua próxima cerveja!!!

Bj,

Roberta Tridapalle @menina_cervejeira

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *