CERVEJAS NO NATAL
Gastronomia

Cervejas no Natal!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje o artigo é bem específico, sobre a época que mais amo do ano, o Natal, então vamos falar sobre Cervejas no Natal!! Para mim Roberta- Menina Cervejeira, o Natal é mágico, é reunião de família, é muita comida na mesa, e claro, muita bebida também.

E este artigo é pra você, que ainda não teve coragem de se aprofundar no universo das cervejas artesanais, por achar “muito forte” ou “muito amarga”, ou mesmo um guia bem rápido e simplificado de como harmonizar boas cervejas com os deliciosos pratos natalinos.

Pelo menos aqui em casa , e acredito que na maioria dos lares também deve ser assim, na véspera de Natal, a cozinha é o lugar mais movimentado da casa….lá ficamos o dia todo preparando a Ceia , mas antes das 0:00hs, sempre tem uns aperitivos, petiscos, patês, pãezinhos….pra gente “petiscar” antes dos pratos natalinos que virão.

NATAL

É praticamente uma regra, sempre tem as entradas mais leves (saladas, torta salgada), os pratos principais (carnes dos mais variados tipos), acompanhamentos (farofas, arroz e cozidos), e pra finalizar as deliciosas sobremesas (panetones, rabanadas, pudins….).

E por que não harmonizar isso tudo com cervejas acessíveis e que todos podem encontrar em bons mercados desse Brasil!! A questão de ser acessível foi pensada com muito carinho, quem me acompanha sabe que já falei aqui no blog de excelentes cervejas, mas que nem sempre estão disponíveis a todos, por questão de preço ou localização).

Então , sem mais, vou te mostrar aqui um guia super prático de como harmonizar e experimentar novos sabores e sensações!

Entrada- Seja ela qual for (salada, tortinha salgada): Cerveja tem que ser leve (Lager), e gostosa de beber (traduzindo isso melhor, seria aquela que você beberia alguns copos sem pesar), sugiro sem sombra de dúvidas a Ribeirão Lager da Colorado– facilmente encontrada em qualquer canto do país. Outra boa opção seria a Baden Baden- Weiss (cerveja de trigo), ou mesmo a Witbier (Hoogarden), são leves e muito refrescantes, serão combinação de sucesso na certa.

cerveja colorado ribeirao lager lançamento
baden baden
hoegarden cerveja

Prato Principal e acompanhamentos: Agora é o momento de subir um degrau aí nestas degustações e harmonizações. Geralmente são carnes gordurosas (lombo de porco, pernil, peru), e pedem uma cerveja um pouco mais complexa, daquelas que limpam o paladar, e não torçam o nariz, pois aqui não tem jeito, tem que ser uma IPA- India Pale Ale, clássica, e uma boa surpresa que experimentei estes dias foi a Wienbier 59- IPA, em lata de 710ml (Cervejaria New Age, de Leme-SP), outras boas opções são a Boss da Cervejaria Invicta e a Pratipa da Cervejaria Pratinha.

boss cerveja
pratipa

Agora vem as sobremesas: sempre clássicas, com muitas frutas secas, castanhas, damascos, enfim aí temos uma infinidade de cervejas que combinam perfeitamente com os doces e finalizam a harmonização de forma bem coerente. Depois de provarmos um pouco de amargor das IPAs é hora de adocicar o paladar com cervejas mais encorpadas, maltadas e escuras (Porter, Stouts). Aí vai então as minhas sugestões: Fuller´s- 1845– já falei dela aqui anteriormente, simplesmente maravilhosa, presença bem marcante do malte com dulçor na medida, outra bela pedido é a Baden Baden Chocolate Bier– perfeita em sobremesas que levam chocolate, e a deliciosa Liefmans Krieg Brut – que leva nada menos que 13kg. de cerejas em sua receita (pra cada 100 litros).

resenha cerveja fuller's 1845
cervejas de inverno

Espero ter ajudado e te incentivado a experimentar outros sabores e sensações, pois é isso que a harmonização de cervejas nos proporciona!!!

Bora lá para as compras cervejeiras de Natal!!!

Bj,

Roberta Tridapalle @menina_cervejeira

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *