panetone com cerveja sommelier de cervejas
Gastronomia

Harmonização de Cervejas – A hora e a Vez do Panetone!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Vou começar esta matéria, fazendo uma confissão a vocês: Eu Amooo a época do Natal e tudo que envolve essa celebração mágica (as comidinhas, os doces, rabanadas, panetones, e claro as cervejas também). E como  estamos bem próximos deste evento, pensei em algumas dicas de harmonização para a sobremesa mais tradicional do Natal: o Panetone!!!

panetone com cerveja

Hoje temos no mercado, diversas marcas, recheios e coberturas e infinitas possibilidades de harmonizar boas cervejas ou mesmo introduzir a cerveja como ingrediente de recheios e coberturas, e foi isso que fiz e me surpreendi com o resultado!!!

Bom, fiz o seguinte:

  • Comprei 2 mini panetones de boa qualidade , um de frutas cristalizadas e outro de gotas de chocolate.

Para o de frutas cristalizadas, usei como recheio o Ganache de chocolate branco, feito assim: Derreti 90 gr de chocolate branco com 4 colheres de creme de leite no microondas por 30 segundos apenas, ficou um creme bem lisinho. Levei para gelar por cerca de 30 minutos. Cortei a tampa , escavei o miolo do panetone e coloquei parte do recheio, deixando cerca de 2 colheres para a cobertura. Tampei o panetone e espalhei a cobertura , salpicando chocolate branco picadinho  por cima….é bem prático de fazer e rapidinho. Deixei na geladeira o panetone já recheado, pra ficar bem firme na hora de cortar! Mas onde vai a cerveja aí menina??!!….Escolhi a Ribeirão Lager da Colorado (#bebalocalmente), uma cerveja com aroma de laranja, bem refrescante e que casou perfeito com as frutas cristalizadas e com o chocolate branco.

  • Para o panetone de gotas de chocolate, fiz o mesmo processo de recheio (Ganache), mas usei chocolate meio amargo, creme de leite e desta vez utilizei 4 colheres (de sopa) da Cerveja Baden Baden Chocolate Beer, derreti o chocolate com o creme de leite no microondas por 30 segundos, e depois acrescentei a cerveja (pode ser gelada), e mexi bem até ficar bem lisinho o creme. Pra rechear , fiz da mesma forma que o de frutas, colocando por cima confeitos de chocolate. Ahhh, tb usei um pouco da cerveja para umedecer o panetone, foi o diferencial, a massa ficou bem úmida e com gostinho da cerveja!! A validade do panetone com o ganache é de 1 dia.
panetone de chocolate com cerveja

E aí , gostaram da sugestão, eu amei, provei e ficou o máximo!!

Faça em casa e me fale se gostou!

Bj,

Roberta Tridapalle @menina_cervejeira

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *