Hoje vamos falar sobre a Temperatura da Cerveja, saiba que Temperatura de Serviço e Copos são duas coisas essenciais na hora de degustar uma boa cerveja. Já fiz aqui uma breve introdução sobre alguns modelos de copos, agora chegou a hora de falar sobre as temperaturas ideais pra servir diferentes tipos de cervejas.
Provavelmente se alguém lançasse essa pergunta no ar: Cerveja tá bem gelada??? ….você certamente responderia :- Ah, quanto mais gelada melhor!!!

Mas a verdade mesmo é que temos vários estilos de cervejas por aí no mercado, e cada uma com sua complexidade de aromas e sabores, que para serem apreciados e sentidos precisamos respeitar certas regrinhas de temperatura. Falo sempre aqui de temperatura ideal de serviço ( se você me acompanha mesmo vai encontrar aqui em outros posts isso bem descrito em cada tipo de cerveja ), então pra te facilitar a vida, vou te passar um guia bem prático , que certamente vai te ajudar bastante!!!

- Muito gelada 2° a 4°C
Cervejas para refrescar, com teor alcoólico de no máximo 5,5% e sabor mais leve. As Pilsens, Helles e Witbiers por exemplo, são melhores apreciadas assim.
- Gelada 4° a 6°C
Boa temperatura para cervejas de trigo alemãs (Weizenbier), Tripel belga e as Lambics, com acidez elevada, complexas mas também refrescantes.
- Fria 7° a 10°C
Com essas temperaturas, sabores mais complexos podem ser sentidos bem. Ideal para:
• IPA’s;
• Weizenbocks;
• Porters;
• Dubbels;
• E outros estilos com teor alcoólico um pouco mais elevados.
- Temperatura de adega 10° a 13°C
Cervejas como Belgian Dark Strong Ales, Imperial Stouts, Barley Wines e Bocks mais fortes (como a Eisbock e a Doppelbock) que são mais alcoólicas, são melhores apreciadas nessa temperatura.
Espero ter ajudado nesta deliciosa e fascinante jornada cervejeira a saber um pouco mais sobre a temperatura da cerveja!
Cheers a até o próximo gole!!!
Bj,
Sommelier de Cervejas