cerveja de guarda o que é
Gastronomia

Cerveja de Guarda! O Que é?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Já ouviu falar em Cerveja de Guarda? O que lhe vem a cabeça? Antes de conhecer e estudar mais sobre o universo das cervejas, eu imaginava que somente os vinhos poderiam ficar melhores com o tempo… e isso existe com cervejas?

Para a minha feliz surpresa, existem cervejas que ao passar do tempo, ficam ainda melhores e muito mais evoluídas, são as Cervejas de Guarda.

chimay bleue blue cerveja de guarda

Lembrando que é preciso ter paciência e saber esperar pois  alguns estilos ganham muito com o tempo. Não basta apenas esquecê-las lá no armário, é preciso todo um cuidado.

Usa-se de preferência cervejas com vedação de tampa e condicionadas em garrafas e em segundo plano a vedação em cortiça ou rolha.

cerveja golden carolus

Geralmente são cervejas com teor alcoólico mais alto, iniciando em 6 a 7%, pois o álcool trabalha como um potente conservante das características da cerveja.

Da mesma forma age o lúpulo, com suas propriedades antioxidantes, dando uma maior vida de prateleira para os rótulos.

Descubra o que são OFF FLAVOURS

Algumas das cervejas que ficam melhor quando envelhecidas são de estilo Lambic, Gueuze, Imperial Stout e Old Ale. Em alguns raros casos as Imperial IPAs.

fullers cerveja de guarda

Um ótimo exemplo deste último caso é a Double Perigosa, da cervejaria curitibana Bodebrow. É uma versão de Imperial IPA com teor alcoólico superior a 15% e maturada por nove meses em barris de carvalho francês, antes utilizados para envelhecer vinhos de uvas Cabernet Sauvignon. Estima-se que possa evoluir por até 10 anos.

Vale lembrar que algumas características são alteradas, estilos de maior intensidade de corpo, tendem a perder essa característica, tornando-se mais licorosas.

Ficam mais adocicadas, perdem a carbonatação e o lúpulo perde potência aromática.

Algumas dicas legais para quem quer fazer este tipo de experiência:

  • Conservar as garrafas sempre em pé, para que não haja contato do líquido com a tampa ou rolha.
  • Armazenar algumas garrafas de mesmo rótulo e consumi-las anualmente avaliando se há declínio ou evolução das características da bebida

Descubra a Origem da Cerveja PILSEN!

E claro, que vou dar algumas dicas, pra quem tiver paciência e quiser apreciar boas cervejas de guarda, aqui vão algumas sugestões:

  • As belgas Golden Carolus Cuvée van Keizer Blauw, e e Rochefort 10 e a inglesa Fuller´s Vintage.

Bj,

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *