Já ouviu falar em Cerveja de Guarda? O que lhe vem a cabeça? Antes de conhecer e estudar mais sobre o universo das cervejas, eu imaginava que somente os vinhos poderiam ficar melhores com o tempo… e isso existe com cervejas?
Para a minha feliz surpresa, existem cervejas que ao passar do tempo, ficam ainda melhores e muito mais evoluídas, são as Cervejas de Guarda.

Lembrando que é preciso ter paciência e saber esperar pois alguns estilos ganham muito com o tempo. Não basta apenas esquecê-las lá no armário, é preciso todo um cuidado.
Usa-se de preferência cervejas com vedação de tampa e condicionadas em garrafas e em segundo plano a vedação em cortiça ou rolha.

Geralmente são cervejas com teor alcoólico mais alto, iniciando em 6 a 7%, pois o álcool trabalha como um potente conservante das características da cerveja.
Da mesma forma age o lúpulo, com suas propriedades antioxidantes, dando uma maior vida de prateleira para os rótulos.
Descubra o que são OFF FLAVOURS
Algumas das cervejas que ficam melhor quando envelhecidas são de estilo Lambic, Gueuze, Imperial Stout e Old Ale. Em alguns raros casos as Imperial IPAs.

Um ótimo exemplo deste último caso é a Double Perigosa, da cervejaria curitibana Bodebrow. É uma versão de Imperial IPA com teor alcoólico superior a 15% e maturada por nove meses em barris de carvalho francês, antes utilizados para envelhecer vinhos de uvas Cabernet Sauvignon. Estima-se que possa evoluir por até 10 anos.
Vale lembrar que algumas características são alteradas, estilos de maior intensidade de corpo, tendem a perder essa característica, tornando-se mais licorosas.
Ficam mais adocicadas, perdem a carbonatação e o lúpulo perde potência aromática.
Algumas dicas legais para quem quer fazer este tipo de experiência:
- Conservar as garrafas sempre em pé, para que não haja contato do líquido com a tampa ou rolha.
- Armazenar algumas garrafas de mesmo rótulo e consumi-las anualmente avaliando se há declínio ou evolução das características da bebida
Descubra a Origem da Cerveja PILSEN!
E claro, que vou dar algumas dicas, pra quem tiver paciência e quiser apreciar boas cervejas de guarda, aqui vão algumas sugestões:
- As belgas Golden Carolus Cuvée van Keizer Blauw, e e Rochefort 10 e a inglesa Fuller´s Vintage.
Bj,
Sommelier de Cervejas