mercado cervejeiro brasileiro 2019
Gastronomia

O Mercado Cervejeiro Brasileiro!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje vamos falar um pouco sobre o Mercado Cervejeiro Brasileiro, com a expansão da cerveja artesanal, o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, portanto se somadas as ciganas (que usam instalações de terceiros) a quantidade é bem maior. Os números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em 23 de janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já não é de hoje que o mercado passa por mudanças , algumas vezes até preocupantes e que devem ser observadas pelas grandes cervejarias ou fabricantes de cervejas “de massa”.

cervejarias no brasil

Com a crescente invasão de cervejas artesanais , cada vez mais o consumidor tende a prezar pela qualidade e experimentar os diferentes sabores e aromas que são lhe oferecidos a todo momento!

A maioria dos consumidores se mostram motivados a experimentar novas cervejas, principalmente as com novo sabor e novos aromas. A cerveja artesanal, muitas vezes está ligada a qualidade da matéria prima utilizada, bem como os processos utilizados na fabricação das cervejas.

Confesso que é muito gostosa a sensação de se apreciar uma cerveja que ficou maturando ou fermentando em barris especiais de carvalho, ou mesmo aquela que foi produzida com vários blends de malte….

Só no ano de 2018, o Brasil fechou o ano com 220 novas fábricas de cervejas, ao final do mesmo ano, o número total era de 889 cervejarias.

mercado cervejeiro no brasil

Principais regiões produtoras de cervejas no Brasil:

  • Rio Grande do Sul (179 cervejarias)
  • São Paulo (144)
  • Minas Gerais (112)
  • Santa Catarina (102)
  • Paraná (88)
  • Rio de Janeiro (56)
  • Goiás (25)
  • Pernambuco (18)
  • Espirito Santo (16)
  • Mato Grosso (12)

Genteee, diante desses números, tenho certeza que as cervejas artesanais não são um simples modismo e sim uma tendência que veio pra ficar.

E o que esperar do mercado cervejeiro brasileiro em 2019??

As perspectivas são bastante otimistas no setor.

A expectativa é que, em 2019, o mercado de cerveja artesanal tenha um market share( grau de participação no mercado) de até 10%.

Atualmente, essa participação de mercado está entre 1% e 2%.

E aí, bora experimentar uma boa cerveja e contribuir mais ainda para esse crescimento??

Ahhh, fiquei com vontade de indicar 2 ótimas cervejas, que aprecio muito:

Já experimentaram? Me contem depois!!

Bjs,

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *