4 mitos de cerveja sommelier de cervejas roberta tridapalle
Gastronomia

4 Mitos sobre Cerveja!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Olá meus queridos amigos cervejeiros, hoje vou revelar 4 Mitos Sobre Cerveja, sei que existem muitos mais e várias lendas no mundo cervejeiro, então vamos começar com estes 4!!!

E o primeiro da lista acho que é o mais controverso, é aquela velha frase:

1 – Quanto mais gelada a cerveja melhor?

cerveja quantos mais gelada melhor mitos sommelier de cervejas roberta tridapalle

NÃOOOOOOO MINHA GENTE LINDA, isso era coisa do passado, naquela época dos “Brahmeiros”, dos “amigos dos churrascos”, da cerveja estupidamente gelada e trincando no copo, mas ohhh, vou confessar um segredinho pra vocês: Eu Também já fui dessa época, afeee, to ficando velha… A cerveja trincando de gelada, congelada quase no copo servem muito bem para as cervejas tradicionais ou cervejas “de massa”, que são feitas de acordo com um padrão sim, mas que não levam elementos diferenciados pra que se apreciem na temperatura ideal para cada estilo, aliás, seguem estilos bem parecidos e únicos (Pilsen, Puro Malte, etc). Então , diante disso , devemos respeitar as temperaturas indicadas pra cada estilo de cerveja, aliás vou confessar outro segredinho: Adoro apreciar cervejas do estilo Porter ou Stout (escuras e encorpadas), no domingo, após o café da manhã, lá pelas 11 da manhã, e estas cervejas são ingeridas em temperaturas entre 8 a 12°C, e é aí que a gente aprecia todos os aromas de uma boa cerveja.

2 – Cerveja Artesanal são mais fortes?

cervejas artesanais mitos

Essa é uma frase que escuto sempre, e isso não é verdade, a verdade é que dentre o mundo vasto das cervejas artesanais, temos muitos estilos, muitos ingredientes especiais e diferentes, que não estávamos acostumados a ingerir, sim, temos cervejas mais robustas, com teor alcoólico bem mais elevado que se diferem das demais, mas generalizar que são todas mais fortes , isso é muito relativo!!!

3 – Cerveja mais amarga são as preferidas dos homens?

mulheres e cervejas mitos

Se engana redondamente quem pensa assim, hoje temos uma vasta linha, tipos e estilos de cervejas, e as mulheres podem sim tomar gosto pelas cervejas mais amargas e mais ácidas, eu ADOROOOO as SOUR, já falei aqui antes!! Portanto, gosto  e paladar é uma coisa muito pessoal, essa é uma frase que uso sempre  por aqui!

4 – O Mito da Cervejaria Pinguim

cervejaria pinguim mitos e lendas

E pra finalizar , moro na cidade de Ribeirão Preto, e o melhor boato cervejeiro que rola por aqui é que a muitoooo, mas muitooo tempo falavam que na Choperia Pinguim (tradicionalíssima choperia que existe aqui desde 1936), existia um túnel subterrâneo, que ligava a cervejaria diretamente a choperia.

Para justificar o sabor incomparável do chope do Pinguim, as pessoas diziam, antigamente, que havia uma serpentina gigante que levava o chope direto da fonte para a torneira do barril por meio de uma tubulação subterrânea que ligava a fábrica da Antárctica, na avenida Jerônimo Gonçalves, à choperia, na rua General Osório.

Boatos e lendas a parte, a verdade é que a água daqui da região é muito boa e não é a toa que aqui na região não param de picotar cervejarias e novas cervejas e com isso quem ganha somos nós!!

Saiba como fazer Harmonização de Cervejas

Muito interessante , não acham??!!!

Bjs

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *