professão sommelier de cervejas o que faz
Gastronomia

Sommelier de Cervejas: O Que é?Qual a função?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando se fala em Sommelier, temos duas opções e linhas de pensamento: as que não conhecem e não sabem o que é  e  as que associam a palavra ao vinho. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que também existe o Sommelier de Cervejas.

Se você não faz ideia do que estou falando, vamos resolver essa questão rapidinho e te explicar tudo.

Com o crescimento de novas cervejas artesanais, o mercado viu a necessidade de se criar um especialista em cervejas, e eis que surge o profissional Sommelier de Cervejas!!!

sommelier de cervejas profissão o que faz cursos

A melhor definição para um Sommelier de Cervejas é a de que ele é um profissional altamente capacitado no serviço de cervejas.

Este profissional necessita conhecer profundamente os estilos, ingredientes, processos de produção, história, harmonização e, claro, degustação e análise sensorial de cerveja.

Mas afinal, quais são as funções de um Sommelier de Cervejas ???

O Sommelier é  aquele com usa todo o seu conhecimento e experimentações para proporcionar a mais agradável experiência ao consumidor.

É responsável por gerir a carta de cervejas de estabelecimentos, bares, restaurantes….assim como também organizar estoque e cuidar do armazenamento das bebidas para manter a qualidade.

Também é responsável por sugerir as melhores opções para harmonizações e combinações da bebida com os mais variados pratos.

Prioriza o atendimento e treinamento de equipe de vendas na área cervejeira.

Presta consultoria em bares e restaurantes, além de atuar em importadoras de bebidas, através da seleção de rótulos e descrevendo informações técnicas sobre os produtos.

Nossa, mas Você deve tomar cerveja o dia inteiro então???

Não meus queridos, pois aqui o que conta é a qualidade e não a quantidade: confesso que experimentei muito mais de 100 rótulos diferentes, de várias escolas cervejeiras, o que foi ótimo e muito prazeiroso, mas que deve ser feito com muita moderação. Com o passar do tempo e após várias experimentações a gente vai ganhando mais apreço á bebida e aprende a saborear cada gole, identificando todos os pontos fortes de uma cerveja e seus elementos.

Cerveja é coisa de homem?

E pra quem pensa ainda que cerveja é coisa de homem, trago aqui uma ótima notícia, o mercado cervejeiro está cada vez mais aberto as mulheres, aqui mesmo em minha cidade conheço várias Sommeliers  que estão a frente de cervejarias artesanais de peso!!! Uma curiosidade é que a brasileira Tatiana Spogis chegou onde nenhum outro brasileiro havia conseguido, ela ficou com a terceira posição no Campeonato Mundial de Sommeliers na Alemanha em 2013.

curso de sommelier de cervejas roberta velloso

Onde estudar para ser Sommelier de Cervejas?

E para quem ficou interessado em ingressar nessa profissão, ainda não existe cursos técnicos ou graduação de Sommelier de Cervejas, mas há ótimos cursos livres, espalhados pelo Brasil, com conteúdo teórico e prático, no meu caso tive o privilégio de fazer 2 cursos muito proveitosos…aqui no Senac de Ribeirão Preto, o Curso Básico de Cervejas, para entusiastas no mundo cervejeiro e o curso de Sommelier de Cervejas, com conteúdo bem mais amplo que o primeiro!!! E claro , sempre continuo lendo bons livros e matérias relacionadas ao mercado cervejeiro, afinal conhecimento e experiência não ocupa espaço.

E aí , gostaram de saber um pouquinho mais da minha profissão Sommelier de Cervejas?

Bora tomar uma então!! Até a próxima

Bjs,

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *