cerveja india pale ale fullers
Gastronomia

Resenha Cerveja Fuller’s India Pale Ale!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Vamos de IPA hoje, que tal? O estilo India Pale Ale surgiu no século XVIII, durante a colonização inglesa na Índia. A lenda diz, para que a cerveja aguentasse a longa viagem os cervejeiros a produziam com maior teor alcoólico e mais lúpulo, dois conservantes naturais. Produzida com lúpulos ingleses das variedades Goldings, Fuggles e Target, a Fuller’s India Pale Ale é um clássico do universo cervejeiro.

cerveja india pale ale fullers

Fabricada de maneira tradicional, a Fuller’s India Pale Ale passa pelo processo de refermentação na garrafa. Levemente turva e de coloração acobreada, apresenta notas florais e condimentadas. Na boca, é frutada, refrescante e apresenta amargor elevado, porém, não persistente.

Seca e com teor alcoólico de 5,3%, a Fuller’s India Pale Ale é referência em IPA inglesa. Equilibrada e aromática, é uma cerveja que desce fácil e convida para o próximo gole. Suas características condimentadas harmonizam com pratos da culinária indiana, tailandesa e mexicana, e seu frescor casa bem com peixes e frutos do mar.

Ficha Técnica:

cerveja india pale ale fullers resenha

Fuller’s India Pale Ale

Estilo: English IPA

IBU: 47

ABV: 5,3%

Fabricante: Fuller Smith & Turner

Origem: Inglaterra

Preço médio sugerido: R$26,00 (garrafa de 550ml).

Sobre a cervejaria Fullers:

A cervejaria Fuller’s foi fundada em 1845 na cidade de Londres e se tornou referência mundial de cerveja inglesa. Responsável pela fabricação de alguns dos rótulos mais premiados do universo cervejeiro, a cerveja Fuller’s é sinônimo da qualidade e tradição da Escola Inglesa.

Se lembram que já falei aqui dessa cervejaria  destacando a Cerveja 1845 , cerveja super especial , vai lá nos posts anteriores, pois vale a pena ler!!

Mas você sabe o que é uma IPA?

Vamos lá:

IPA significa India Pale Ale, um estilo que veio da Índia. São cervejas amargas devido a concentração de lúpulos, extremamente aromáticas, refrescantes e fáceis de beber. Sua cor deve ser de dourado a acobreado. Apresentam um teor alcoólico que tradicionalmente vai de 5,5 a 7,5%.

As cervejas do estilo IPA fazem um ótimo contraponto contra a grande indústria , ou seja as tradicionais cervejas de massa, então se você gosta de algo diferente , vale a pena experimentar uma boa IPA ou qualquer outra de seu estilo ou sub estilos, por experiência própria, tinha um pouquinho de receio da sensação de amargor, mas é algo que se deve esperar de qualquer cerveja desse estilo, e me surpreendi, pois adorei, e sempre busco novos rótulos….

E aí, gostaram da sugestão de hoje? Já provaram essa?

Me conte aqui, até a próxima semana.

Bjs.

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *