Hoje vamos falar sobre as Harmonizações, os Conceitos e algumas Dicas. Com certeza você já ouviu , presenciou ou simplesmente já harmonizou algum tipo de comida com vinhos….mas e a cerveja, onde fica nesta história? Existe Harmonização de Cervejas?
Saiba que você pode combinar e elevar ainda mais o sabor e conceito de sua cerveja preferida, combinando a mesma com pratos, petiscos, saladas e sobremesas diversas, isso é a harmonização.

Não há uma regra a ser seguida, saiba que são tentativas e erros, e se errar, não se preocupe, terá uma bela cerveja e um belo prato pra degustar separadamente.
Harmonizar é combinar, unir elementos. Ao harmonizar, procuramos elementos que se liguem de alguma forma, que tenham uma sintonia e criem uma combinação única ao paladar.
Ao fazer uma harmonização, a dica é tentar construir uma linha de pensamento. Comece elencando todos os ingredientes que estão presentes no prato e destaque aquele ou aqueles que têm mais potência. E aí observe o uso de gordura, temperos, texturas. Só aí comece a pensar em quais cervejas podem combinar bem com o prato em questão.

Destaque os ingredientes principais do prato assim como os sabores e aromas presentes na cerveja…

Vale ressaltar que devemos seguir algumas regrinhas básicas, em se tratando de harmonização:
- Harmonização por semelhança:
Na harmonização com cerveja por semelhança, os elementos da cerveja são parecidos ou iguais aos do prato. É a forma mais simples de harmonização, e ainda assim muito eficaz. Além disso, essa combinação pode ocorrer a partir de diversas características da cerveja. Pense em doçura, acidez, tostados, frutados, herbais, condimentos. E as combinações não se estendem só ao paladar: uma salada tende a harmonizar com uma cerveja mais leve. Uma cerveja mais maltada, que puxa para a cor de caramelo, tende a combinar com uma carne assada. Uma cerveja de maltes torrados vai bem com um prato à base de chocolate meio amargo (cores iguais). Tente harmonizar por cores , cervejas mais escuras, com sobremesas a base de chocolate e avelãs. Cervejas mais claras ou de trigo, com pratos mais leves e saladas.
- Harmonização por contraste:
A harmonização com cerveja por contraste é como aquele relacionamento em que o casal é muito diferente, com características opostas entre si – mas há alguma coisa ali que faz com que haja uma combinação única. A ideia é combinar elementos diferentes , mas que tenham alguma combinação entre si! Um prato com mais gordura combina com algo que tenha acidez e doçura, por exemplo.
- Harmonização por complemento:
Como o próprio nome diz, a cerveja completa o prato e vice versa, pense em café com leite (ou uma Stout com pudim de leite!), e você terá um dos melhores exemplos de harmonização por complemento. Ou em queijo com goiabada (e uma cerveja ácida e frutada acompanhando).

Enfim, harmonizar é um exercício lúdico e que permite infinitas experimentações, use e abuse das combinações e anote tudo que funcionou!!! Paladar e gosto é algo muito pessoal, mas se pra você funcionar, ok, sem problema , vá em frente e seja feliz!!!!
E aí, gostaram das dicas de hoje sobre Harmonização de Cervejas???
Bjs,
Sommelier de Cervejas