lex rosacea
Lifestyle

Eu Tenho Rosácea! O que é?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje começamos aqui no blog uma série de matérias para tratar de um assunto sério Rosácea, não faz ideia do que seja? Tudo bem eu entendo, eu também não sabia do que se tratava até descobrir que eu tenho Rosácea, então é assim abrindo  meu coração que inicio essa jornada. A Rosácea é uma doença de pele e sua característica principal é a vermelhidão no rosto, e algumas bolinhas que se parecem com acne, mas são pústulas.

Definição de Rosácea segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exacerbações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela a causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos e as características no geral. A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em negros.

A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse).

Hoje, considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo.

A presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea. O paciente pode fazer um diário das pioras (e das remissões) relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores.

 Existem quatro tipos clássicos de rosácea:  

  • Eritemato-telangectasica – Subtipo 1
  • Papulopustuloso – Subtipo 2
  • Fimatoso (Rinofima) – Subtipo 3
  • Ocular – Suptipo 4: pode acompanhar qualquer um dos outros e vir sozinho também.
o que é rosacea

Resumindo, a Rosácea é uma doença de pele que não se sabe ao certo sua causa, mas vários fatores a desencadeiam, em mim por exemplo o Stress é o que mais influencia na pele, assim como o Álcool. São 4 subtipos e eles podem aparecer sozinhos ou combinados, o subtipo 1 é o mais comum.

Como eu descobri minha rosácea?

Acabei com o diagnóstico de rosácea por acaso, na adolescência eu tive muitas espinhas, foi quando comecei a ir ao dermatologista, aos 18 anos cheguei a fazer tratamento para espinhas com Roacutan, e até então nunca tinha nem ouvido falar de Rosácea, minha pele sempre foi muito sensível, mas achava que era algo normal.

Só fui descobrir que tinha rosácea há 5 anos, eu estava pesquisando médicos para fazer minha sonhada rinoplastia(ainda não fiz…rs) minha sogra me indicou uma cliente dela então fui até o consultório dela crente que ia falar sobre o nariz, e quando eu chego lá ela olha pra minha cara e diz, no seu nariz eu não vou mexer, e primeiro de qualquer coisa você precisa cuidar da sua Rosácea. Ooi? Eu devo ter feito uma cara de sei lá o que né, num to entendendo nada…haha.

Ai ela me explicou um pouco sobre a rosácea e pediu para eu procurar uma dermatologista para iniciar um tratamento, no começo eu achei que ela estava louca, imagina que eu tenho uma doença de pele incurável….sim, Rosácea não tem cura. Mas então ela disse que tinha certeza do diagnóstico porque ela mesma tem Rosácea e sabe reconhecer a doença muito bem.

 Imaginem como eu saí do consultório dela, fui lá toda feliz pensando em realizar o sonho da rinoplastia e saio com um balde de água fria e um diagnóstico de uma doença de pele.

A partir daí eu comecei a pesquisar sobre a doença, buscar mais informações, fui até um dermatologista, não gostei do atendimento, e resolvi me virar sozinha até encontrar uma dermato de confiança que seja especialista no assunto, o que não é nada fácil de encontrar.

Comecei então a entender o porque da minha pele esquentar demais, as coceiras, ardência, manchas…. as “alergias”.

Nas fotos abaixo as 3 primeiras são de uma fase quando a Rosácea estava mais atacada, já a última é mais recente em uma “fase boa” bem mais controlada. Todas as fotos são do final do ano passado, dá pra perceber o quanto ela alterna o estado da pele em pouco tempo. Um dia a pele pode parecer boa, no outro vem uma crise…

É uma grande dificuldade encontrar dermatologistas que entendam de rosácea, por exemplo o dermatologista que eu fiz tratamento com Roacutam não tinha idéia que eu tinha a doença, e na época me passou um ácido para o rosto que deixou minha pele irritadíssima quase em carne viva, todos os cremes recomendados que eu passava e não davam certo os médicos diziam…suspende que deu alergia…e não era bem isso, na verdade era a rosácea sendo rosácea, e ninguém pra me dar um diagnóstico certo.

Eu ainda não havia falado sobre o assunto por aqui, mas percebi que assim como eu procuro informação e troca de ideias com quem passa por isso, posso contribuir um pouco mostrando o meu lado e as minhas experiências, além de conscientizar as pessoas a buscar entender a Rosácea e respeitar quem tem a doença.

Não é nada fácil conviver com a Rosácea mas é algo que não temos escolha, a partir de agora trarei mais conteúdos sobre o assunto por aqui e lá no Instagram também. Estamos juntas!

Você conhecia ou já tinha ouvido falar de Rosácea?

Um Bjuuu…

Carol

Me acompanhe também pelas redes sociais!

Curta no Facebook Siga no Instagram     

Comments

comments

2 thoughts on “Eu Tenho Rosácea! O que é?

  1. Eu tbm tenho rosácea Papulopustuloso – Subtipo2 fico muito pior que as suas fotos mostram, mas entendo bem o sofrimento pq tbm passo por isso é foda controlar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *