cervejaria tupiniquim logo arara azul sommelier de cervejas roberta velloso
Gastronomia

Cervejaria Tupiniquim: Cerveja Espresso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Vou levantar a bandeira das cervejarias brasileiras novamente e dessa vez, vou falar de uma das cervejas da Cervejaria Tupiniquim

A cervejaria  surgiu em 2013, localizada na cidade de Porto Alegre e já conquistou inúmeras medalhas e títulos em festivais nacionais e internacionais.

cervejaria tupiniquim

A bandeira da cervejaria é a Arara Azul , animal genuinamente Brasileiro e Tupiniquim.
É Brasillll zilll zilll……brasileira de novo minha gente, estão gostando de conhecer cervejarias nacionais?!!!

São mais de 30 rótulos dos mais variados estilos e tipos, confesso que não conheço todos, mas oportunidades não irão faltar.

cervejaria tupiniquim rotulos premiados

Genteeeee, sou apaixonada por café, desde muito pequena, aprendi a gostar da bebida com o meu pai, talvez ele nem saiba disso, mas agora vai saber!!! Assim espero…rs.

Tomava café cedinho pela manhã, após o almoço e a tardezinha, enfim, o dia todo! Hoje em dia só tomo café sem açúcar, purinho do melhor jeito de se tomar café, sem nadinha de açúcar ou adoçantes, acostumei…

Mas por que estou falando tanto do cafézinho????

Voltemos a cerveja meu povo…..vamos falar da Tupiniquim Espresso, que claro, tem um aroma  e sabor simplesmente delicioso de café na sua composição!!

tupiniquim espresso cervejaria

Cerveja de coloração bem escura, de espuma densa, cor de cappuccino e com muito sabor de café de estilo Russian Imperial Stout;

As principais característica das Imperial Stout, são cervejas escuras, opacas de sabor de chocolate e café e malte torrado, são cervejas de alto teor alcoólico, entre 8 a 12%.

Origem da Russian Imperial Stout

Embora o nome Russian, a primeira Russian Imperial Stout foi produzida na Inglaterra. Em uma viagem a ilha britânica Catarina a Grande, apaixonou-se pelo sabor da Stout e encomendou para levar á Russia. No trajeto a cerveja estragou e para que a bebida durasse o trajeto todo, a Cervejaria Barclay ,  de Londres, em 1781,  fez uma Stout mais amarga, mais alcoólica e mais encorpada. Com 10,5% de teor alcoólico , ela conseguiu fazer a travessia, dessa forma foi criada a Russian Imperial Stout.

Vamos falar da Tupiniquim Espresso:

Pena que só é vendida em garrafas de 310ml, e confesso que aqui na minha cidade é uma luta pra achar, bem restrito mesmo, aliás se alguém souber de alguns lugares que vendem aqui em Ribeirão Preto (SP), por favor, avise a gente aqui !!!!

É uma cerveja pra saborear a cada gole!

Ficha Técnica:

cervejaria tupiniquim cerveja espresso sommelier de cervejas roberta velloso

310ml

IBU: 80 (índice de amargor)

ABV: 11% (teor alcoólico)

Temperatura de serviço: 6-8 °C

Preço Médio: 24,90

Sugiro harmonizar com sobremesas a base de chocolate e castanhas, por semelhança e por contraste com uma bela torta de framboesas ou morangos com sorvete de creme.

Confesso que já experimentei a primeira vez nas minhas aulas de Sommelier e na outra oportunidade , num domingo de manhã….ficou perfeita pra ocasião!!!

Aliás o tema Harmonização pode ser um dos próximos tópicos!! O que acham???

Até a próxima!!!! BEBA MENOS, BEBA MELHOR!!

Bjs,

Roberta Tridapalle

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

2 thoughts on “Cervejaria Tupiniquim: Cerveja Espresso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *