Gente linda, pode parecer frescura, mas não é não, o tipo de copo influencia sim na hora de apreciar uma boa cerveja, principalmente por 2 motivos *Aroma e *Apresentação. Então neste post veremos os tipos de copos para cerveja suas diferenças e quando usar cada um.
Existem inúmeros estilos e sub estilos de cervejas, e algumas sim, demandam seu copo e formato certos .
E vamos combinar que até um copo de água servido em uma taça de cristal fica bem mais agradável!!!
Frescuras a parte, vamos a alguns tipos de copos e suas funções:
Copo para cerveja Pilsner ou Pilsen

Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de “tulipa“. Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen.
É o copo mais versátil . Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz.

LAGER (chope)
Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferença é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.
CALDERETA

Comumente visto servindo chope em algumas choperias, o caldereta é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs.
PINT

Também chamado de Becker, é aquele que você entorna nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja.
WEIZEN

Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. E como são altos, possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500 ml sejam colocados no copo. Lembra da cerveja da semana passada?
TULIPA

Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma.
Ainda temos mais alguns outros tipos de copos , mas também será assunto para os próximos posts….

Dicas Importantes:
- Cuidado na hora de lavar o copo é essencial, use sempre sabão neutro, sem cor, e sempre utilize uma esponja somente para lavar seus copos, isso evita acúmulo de gordura e resíduos de alimentos que ficam na esponja comum. Deixe secar naturalmente , sem contato com tecidos.
- Outra dica bem legal é nunca deixar seus belos copos “gelando”, pois isso altera sabor e a temperatura ideal de serviço!!!
Gostaram das dicas de hoje, semana que vem tem mais!!
Bjs,
Roberta Velloso
Sommelier de Cervejas
Uma curiosidade que tinha mesmo era sobre os copos, nos vemos muito isso nos vinhos e champanhes mas nunca se fala dos copos para cervejas, adorei o artigo, continue com as dicas estou aprendendo bastante.