Karl Lagerfeld é um ícone da moda, o alemão com alma francesa de 85 anos faleceu ontem e deixa um legado para o mundo, inovador de personalidade forte e muito criativo ele esteve a frente da direção criativa da Chanel por 30 anos, também era responsável pela Fendi e tinha sua marca própria homônima.

No comunicado oficial da Chanel sobre seu falecimento eles ressaltaram o grande legado de Karl.

“Um indivíduo criativo extraordinário, Karl Lagerfeld reinventou os códigos da marca criados por Gabrielle Chanel: a jaqueta e o terno CHANEL, o pequeno vestido preto, os preciosos tweeds, os sapatos de dois tons, as bolsas acolchoadas, as pérolas e bijuterias. Em relação a Gabrielle Chanel, ele disse: ‘Meu trabalho não é fazer o que ela fez, mas o que ela teria feito. A coisa boa sobre a Chanel é que é uma ideia que você pode se adaptar a muitas coisas'”.
A grife também lembrou da “mente criativa com imaginação infinita” de Karl Lagerfeld: “explorou muitos horizontes artísticos, incluindo fotografia e curtas-metragens. A Casa de Chanel se beneficiou de seu talento para todas as campanhas de branding relacionadas à Moda desde 1987. Finalmente, não se pode referir a Karl Lagerfeld sem mencionar seu senso inato de réplica e auto-zombaria”.

Confira algumas curiosidades sobre a vida e o legado de Karl
- Karl é Alemão, nasceu em Hamburgo, e seu nome verdadeiro é Karl Lagerfeldt, mas ele preferiu retirar o T no final para o nome ficar mais comercial.
- Ele assistiu pela primeira vez um desfile de moda em 1950, era Dior.
- Karl estudou Design e História na Lycée Montaigne em Paris
- Poliglota, Karl falava Alemão, Francês, Inglês e Italiano
- Além de estilista Karl era um ótimo fotógrafo, inclusive as fotos dos anúncios da Chanel e da Fendi foram fotografados por ele.
- Em 1955 após ganhar uma competição de design de moda feita por uma empresa de Lã, Karl garantiu seu primeiro emprego no mundo da moda, assistente de Pierre Balmain, onde ele permanceu por 3 anos.
- Em 1983 Karl assumiu a direção criativa da Chanel e na época deu a seguinte declaração “Quando tomei a liderança na Chanel, ela era uma bela adormecida. Mas nem era bela, ela roncava”.
- Choupette sua gatinha de estimação era uma fonte de inspiração, a gata estrelou algumas campanhas, inclusive a icônica capa da Vogue com Gisele, fotografada por Karl. Especula-se que Choupette é a principal herdeira do estilista, uma gatinha milionária.
- Karl queria ser cartunista, mas logo percebeu que seu futuro era na moda.
- Em 2016 o estilista lançou uma coleção com a Riachuelo.
- Karl lançou juntamente com a Faber- Castell a #Karlbox em 2016, uma caixa incrível com um kit para ilustração com todo os itens essenciais, um sonho.
- Em entrevista à Net-a-Porter revelou qual o segredo do seu sucesso. “Não há segredo. O único segredo é trabalho. E organização. E levar uma vida decente: não beber, não fumar, não consumir drogas.”
- Seu visual se tornou uma espécie de uniforme e um símbolo, sempre de óculos escuros, luvas, camisas de gola alta e cabelo branco preso com rabo de cavalo.
- O estilista tinha contratos vitalícios com a Chanel e a Fendi e carta branca para desenvolver as coleções do jeito que bem entendia, os desfile eram shows grandiosos.

Para Karl, ser elegante estava na essência! Durante uma entrevista, o estilista afirmou: “Elegância não tem a ver só com roupas. Se você é uma pessoa elegante, você é elegante em jeans e camiseta. Se você não é, você fica vulgar em jeans e camiseta. É uma questão de atitude”.
Virginie Viard braço direito de Karl foi anunciada pela Chanel como nova diretora criativa, ela entrou na grife 4 anos após Karl, em 1987, ela será a primeira mulher no comando da marca desde Coco Chanel.

Confesso que fiquei bem abalada com a noticia de seu falecimento, ele é um dos meus estilistas favoritos do universo, e pensar que não terei a oportunidade de conhecê-lo ou assistir um desfile dele é bem triste, mas ele escreveu uma história linda e por isso já podemos ficar felizes por sua trajetória e o que pudemos aprender com ele.

Karl fará muita falta, que descanse em paz e obrigada por deixar um legado tão incrível!
Bjs…
Carol Velloso
Me acompanhe também pelas redes sociais!