catharina sour a cerveja brasileira
Gastronomia

Estilos de Cerveja: Catharina Sour! A Cerveja do Brasil!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Olá pessoal cervejeiro, sei que muitos tem dúvidas sobre os estilos de cervejas então resolvi explicar um pouco mais sobre cada um por aqui, e vamos começar falando sobre a Catharina Sour, vale ressaltar que é um estilo de cerveja que vem gerando muitas polêmicas e controvérsias entre o mundo cervejeiro.

Mas vamos lá, esclarecer algumas coisinhas aqui:

O dia 4 de julho de 2018 representa um novo marco para o movimento das cervejas artesanais no Brasil. O país tem nesta data o primeiro estilo nacional catalogado por uma das mais importantes instituições de juízes de cervejas do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). A Catharina Sour, cerveja ácida com adição de frutas, um estilo criado em Santa Catarina, agora pode ser julgada em todo o mundo em concursos oficiais que seguem essa normativa.

Apesar da inclusão ser ainda provisória, já dá muito o que falar e marca um ponto histórico para o mercado cervejeiro barsileiro, com toda a certeza.

  • Mas afinal o que é o BJCP??? Vamos te explicar :
cervejas do brasil catharina sour

O Beer Judge Certification Program (BJCP) é uma organização que julga e certifica estilos de cerveja de todo o mundo. São mais de 7 mil juízes de 40 países. É o maior guia de estilos do mundo cervejeiro e principal norte na produção e análise sensorial das bebidas.

E o que é uma Catharina Sour??? Já falamos no post anterior, mas vamos recordar!!!

O que é o estilo Catharina Sour? É uma cerveja de trigo de alta fermentação com acidez lática com acréscimo de frutas. Amargor mínimo, corpo leve, álcool baixo e ótima carbonatação. As frutas usadas são variadas: uva, pitaya, seriguela, morango, jabuticaba.

O que difere uma Catharina Sour de uma Berline Weisse?Guarde esse nome que logo falaremo dela (Berline).

O estilo alemão não leva frutas em sua receita, diferente da Catharina Sour, outra diferença é que a Catharina Sour tem um teor alcoólico um pouco mais elevado que uma Berline.

Vamos agora destacar uma outra cerveja neste estilo da Lohn a Catharina Sour de Jabuticaba

catharina sour lohn jabuticaba sommelier de cervejas

Gente, vou confessar que a minha história com a fruta jabuticaba é bem expressiva, familiar e emocionante.

Quando provei pela primeira vez essa cerveja lá nas minhas aulas de harmonização e degustação as cegas, no Curso Básico em Cervejas ainda, me arrepiei toda, pois o sabor me remeteu as minhas mais doces lembranças familiares. Lembrei do aroma de licor de jabuticaba que minha mãe faz, lembrei das jabuticabeiras da chácara da minha avó, enfim, o aroma dessa cerveja é sensacional. Pra quem espera um cerveja escura, da cor da fruta, esqueça, pois ele é de cor clara, corpo médio , de acidez média e amargor bem suave.

Tem teor alcoólico de 3,4% ABV e IBU: 5

O que é ABV???

 ABV significa “Alcohol by Volume”, ou álcool por volume, esta é a medida oficial adotada no Brasil para informar a quantidade de álcool presente em bebidas alcoólicas.

O que é IBU?

IBU: Em inglês, IBU é a abreviatura para International Bitterness Unit. Traduzindo para o português, podemos chamar de algo como unidade internacional de amargor. É pelo número de IBU que podemos ter uma ideia de o quão amarga é uma cerveja.

Vou confessar outro segredinho a vocês, Adoro as Sour, cervejas ácidas e bem elaboradas, e essa com certeza , conquistou meu coração no primeiro gole!!!

Vale a pena experimentar, como toda Catharina Sour vai bem com massas leves, carnes mais oleosas, saladas e frutos do mar.

Ahh, não posso deixar de comentar que essa cerveja é extremamente frisante, podendo ser substituir perfeitamente o brinde em comemorações especiais.

Nossa, falando da cervejaria Lohn pela segunda vez? É Publi?

Não é publi gente…apesar de apreciar as belas cervejas belgas, alemãs, americanas, tchecas entre outras, vale ressaltar a importância do crescimento e desenvolvimento das micros, pequenas e outras tantas cervejarias nacionais que estão sempre buscando trazer o melhor em sabor, inovação, tecnologia e também por que não apreciar uma bela cerveja Brasileira??!! Alô Lohn se quiser uma parceria estamos aqui! rs

Beba menos e Beba melhor!!! Até a próxima quinta-feira!!!

Bjs

Roberta Velloso

Sommelier de Cervejas

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *