historia do biquini blog moda sem limites
Moda

A História do Biquíni!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Estamos na estação mais quente do ano, o verão chegou e com ele aquela vontade louca de pular em uma piscina e correr para o mar para se refrescar, não sei na cidade de vocês mas aqui em São Paulo está um calor de matar…haha, os termômetros alcançam os 38º facilmente, terra da garoa?Onde? Por isso é hora de colocar seu Biquíni e curtir esse verão, e ai eu te pergunto, você conhece de a origem do Biquíni? Não, então confira aqui um pouco da história incrível dessa peça principal da moda praia, conheça a história do biquíni que em 2019 completará 73 anos.

 

BIQUINI AMARO A HISTORIA DO BIQUINI 2019 BLOG MODA SEM LIMITES

 

Origem na Antiguidade

 

Na verdade o que comemoramos é o ressurgimento do biquíni, o maiô de duas peças, mas muito antes do que imaginamos no terceiro século antes de Cristo já se usava biquínis. Há registros históricos que comprovam o fato,  na Itália, em Villa Romana del Casale foi encontrado um mosaico de ladrilhos coloridos que ilustram mulheres se exercitando e praticando esportes na praia. Também na Italia, em Pompeia arqueólogos encontraram estátuas da Deusa Vênus vestindo o que? Biquíni, quem diria não? Muito Antes de ser um sucesso do verão de nós pobres mortais… a peça queridinha das praias e piscinas já era usada por Deusas, incrível né!

 

Ressurgimento

 

Ainda restam dúvidas sobre quem ao certo foi o “criador” do biquíni, pois na mesma época em que Louis Réard lançou a peça, Jackes Heim designer de moda estava trabalhando no mesmo projeto, ao qual ele deu o nome de átomo, ele contratou um avião para escrever no ar a frase “Átomo: O menor traje de banho do mundo”, mas quem ganhou a fama foi Réard.

Em Julho de 1946 um engenheiro automotivo francês administrava a loja de lingerie de sua mãe em Paris, Louis Réard teve a brilhante ideia de criar o slogan “Bikini: menor que o menor traje de banho do mundo”, na época os Estados Unidos estavam fazendo testes nucleares com bomba atômica na ilha de Namu no atol de Bikini, Louis Réard então pensou em dar o nome de Biquíni a peça pois acreditava que seria um lançamento bombástico, imaginem se não foi né, na época foi um escândalo, a sociedade não estava preparada para isso.

biquini anos 50 a historia do biquini

Na época nenhuma mulher queria desfilar o polêmico “menor traje de banho do mundo”, e por isso Louis Réard contratou uma jovem dançarina, a stripper Michelini Bernardine, ela usou o biquíni no lançamento de uma coleção moda praia no Piscine Molitor, uma piscina pública na época, hoje o espaço virou o Hotel Molitor em Paris.

O lançamento do Biquíni foi tão esplosivo e impactante que até a miss América de 1948, a americana conhecida como rainha do maiô, Bebe Shopp deu uma declaração na época dizendo que não aprovava o bikini francês para garotas americanas, se as francesas quisessem usá-lo, tudo bem, mas as americanas não.

Umbigos  polêmicos

Polêmico é pouco para descrever o biquini no inicio de sua trajetória.

Também em 1957 na praia de Rimini na Itália, uma mulher foi multada por usar um biquíni, na foto observamos o policial com um leve sorriso de canto de boca enquanto autua a mulher, na época a Itália havia proibido o uso da peça nas praias do país.

a historia do biquini

O Vaticano declarou o biquíni pecaminoso, a peça foi banida de praias e lugares públicos na França, Espanha, Itália e Portugal, nos Estados Unidos a peça não foi proibida porém seu uso foi desencorajado.

A editora de moda Diana Vreeland disse uma frase que marcou “o biquíni é a invenção mais importante do século 20, depois da bomba atômica”.

Em 1957 a revista Modern Girl Magazie afirmou que “ não é necessário desperdiçar palavras com o chamado biquíni, já que é inconcebível que qualquer garota com tato e decência use tal indecência.”

Outra curiosidade é que em Hollywood o codigo de conduta para produção de filmes permitia o uso de biquínis, porém não poderia exibir o umbigo.

Referência Mundial

Sabia que o Brasil é o maior exportador de moda praia do mundo, nossos modelos ousados, tropicais, estampados e modernos conquistaram o coração de mulheres no mundo todo tornando o país referência no mercado. Além disso nós somos o país que mais consome Moda Praia.

 

AMARO MODA PRAIA

 

TENDENCIAS DE MODA PRAIA AMARO

 

 Mas nem sempre foi assim, apesar de todo este sucesso nos tempos atuais o biquíni não surgiu no país e os primeiros modelos que chegaram por aqui em meados de 1950 não foram muito bem aceitos e foram alvo de polêmicas.

Surgimento no Brasil

No Brasil a alemã Mirian Etz  em 1948 foi a primeira mulher vista usando  biquíni no país, ela usou um biquíni na praia do Arpoador no Rio de Janeiro, na época o acontecido virou notícia. Em 1950 o Biquíni chegou no Brasil, mas quem reinava nas praias eram os maiôs, em 1960 a estrela de cinema Brigitte Bardot veio ao Brasil conhecer a praia de Copacabana e usou biquínis, assim como a Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, outra famosa que se tornou ícone por usar biquínis é a atriz Leila Diniz que posou grávida de biquíni na praia na época algo que causou estranheza, não era algo comum, e ela se tornou simbolo do feminismo entre as décadas de 60 e 70, só então nessa época  é que o biquíni começou a cair no gosto popular.

leila diniz gravida de biquini
Leila Diniz

Uma curiosidade é que em 1961 o então presidente do Brasil Jânio Quadros proibiu o uso do biquíni classificado como indecente e uma afronta a moral e aos bons costumes, Vinicius de Moraes e o seu olhar poético da Garota de Ipanema a bordo de seu biquíni, “a coisa mais linda e cheia de graça” fez com que o biquíni fosse aceito novamente pela sociedade, sendo permitido seu uso.

A modelo Magda Cotrofe ficou famosa e fez muito sucesso nos anos 80 depois de lançar a moda do biquini fio dental.

Quanto Menor Melhor

 A Chanel em 1996 chocou ao desfilar em sua coleção um biquíni que cobria apenas os mamilos, a modelo escocesa Stella Tennant viu sua carreira decolar após o episódio. Anos depois o modelo caiu no gosto das famosas como Miranda Kerr e Kim Kardashian.

Biquini de lacinho

Sabia que o biquíni de lacinho amarrado na cintura foi criado por acaso, uma marca brasileira criou um biquíni jeans, o problema é que o jeans ficou muito apertado na parte de baixo e não passava pelas coxas das brasileiras, a solução? Cortar as laterais e amarrar, quem imaginaria não?

Asa Delta, Fio Dental, Cortininha

Com o passar dos anos o Biquíni foi sendo reinventado e foram surgindo variações, o modelo cortininha é sucesso até hoje um dos mais usados, o Asa Delta fez muito sucesso nos anos 80 e de vez em quando ressurge como tendência, já o fio dental é o mais ousado e  faz mais sucesso por aqui, pelo mundo as mulheres ainda preferem calcinhas maiores.

 

 

Da Praia para as Ruas

 

biquini amaro 2019

 

Hoje a moda praia já invadiu as ruas e o biquíni não só está presente na praia e na piscina, mas também nos looks descolados do verão, famosas investem em looks com biquíni inclusive em clipes de música do universo pop, combinando com shorts, saia e até complementando um look com vestido.

 

Tendências de 2019

biquinis tendencia 2019 amaro fashion league

 

Os Geométricos são sucesso neste verão, atenção também aos modelos com decotes e recortes diferentes, como modelos de 1 alça só, ou com trançados, estampas florais e de plantas são clássicos que nunca saem de moda e é sempre bom apostar em modelos assim, o neon também é uma grande aposta que volta com tudo neste verão e esse visual luminoso traz vida e combina em cheio com a estação.

E ai gostaram de saber um pouco mais sobre a historia do Biquíni?

Bjss…

Carol Velloso

Me acompanhe também pelas redes  sociais!     

Facebook                                                Instagram

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *