consumo consciente
Moda

O Que é Consumo Consciente?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O Consumo consciente é a busca pelo consumo de produtos e serviços que sejam social e ambientalmente responsáveis, é tomar consciência daquilo que você compra, buscar informações sobre a origem e produção do produto e seu impacto no planeta.

Na Moda muito se fala de Consumo Consciente e Slow Fashion, o contrário do Fast Fashion, que é o modelo atual mais popular de lojas que acaba incentivando um consumo desenfreado, o comprar por comprar; Precisamos mesmo de tanta coisa?

O Instituto Akatu elaborou os 12 princípios do Consumo Consciente, são hábitos simples do dia a dia que podemos aplicar em nossas vidas.

1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4.Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5.Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6.Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11.   Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12.  Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

A indústria da Moda infelizmente é uma das que mais poluem o Planeta, e por isso é tão importante o Consumo Consciente, é imprescindivel buscar informação sobre o que se consome. Problemas como trabalho escravo nas confecções infelizmente são recorrentes no mundo todo.

Aproveite e me siga lá no meu Novo Insta @ModacomCarol

É interessante valorizarmos os produtos artesanais, regionais, feitos a mão, que se utilizam de matéria prima naturais e organicas por exemplo, incentivar a reciclagem e reforma de roupas também é uma medida a ser tomada, ao inves de consumir constantemente em fast fashions que tal conhecer um brechó legal?

A partir do momento em que você toma essa decisão de ser mais consciente, começará a questionar, quem fez minha roupa? De onde veio? Qual tipo de tecido foi utilizado?

No final o importante é  ser curioso e questionar, se tornar mais conscientes dos seus hábitos pode mudar a sua vida e a de muitas outras pessoas.

Não é  sobre parar de comprar  é sobre parar para pensar se você realmente precisa daquilo, de onde vem aquilo, e se foi produzido de maneira social e ambientalmente responsável.

Um Bjuu…

Carol Velloso

Me acompanhe também pelas redes  sociais!

     Facebook                                          Instagram    

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *